Você confere o nível de água no reservatório do seu carro?
Se você vai constantemente às oficinas de carro para manutenção, é comum que você ouça uma pergunta beeeem batida, a famosa ‘’quer que confira a água do radiador?’’. Muitos motoristas, por não entender bem do que se trata essa parte importante do automóvel, acabam ignorando na revisão, o que pode vir a dar vários outros problemas futuros.
Quer entender mais sobre o assunto? Preparamos um artigo cheinho de informações para você, respondendo as principais dúvidas que surgem a respeito do nível de água no reservatório, ou o famoso radiador.
Para início de conversa…
Para que serve o reservatório de água em um automóvel?
Bem, essa é uma pergunta bem comum. Como em basicamente todos os sistemas, a água serve para resfriar, certo? No automóvel não é diferente. Pense que um carro em movimento pode chegar até a 3.000 °C no momento de combustão, ou seja, é necessário que a água esteja em seu melhor para que consiga resfriar o automóvel e assim, não deixar o motorista na mão. O problema é tão grave que o superaquecimento do carro pode até mesmo dar perda total no motor.
Para entender melhor, o sistema de arrefecimento é responsável por manter o carro a uma temperatura ideal de 90 °C, com a água retirando o calor do motor e levando-o até o radiador.
Ou seja, todo o sistema de arrefecimento faz o papel de manter o carro não tão quente, para que as peças não derretam e o motor não estrague, e também não tão frio, a ponto de que o carro não funcione direito, o que acontece bastante no inverno, quando eles pifam por conta da bateria.
O que compõe um sistema de arrefecimento?
Além claro, do reservatório, o sistema é composto por mangueira, radiador, ventoinha, bomba d’água, vaso de expansão, válvula termostática, e claro, o líquido que deve ser composto 50% por água desmineralizada e 50% de aditivo a base de etileno glicol.
É, a ‘’água’’ do motor não é apenas água, como muitos pensam.
Na imagem abaixo, conseguimos entender um pouco mais sobre onde fica cada um dos componentes e de que forma eles se colocam dentro do sistema.
Quer entender mais cada uma das peças? Vamos lá!
- Reservatório
Nos veículos novos é um reservatório plástico bem visível aos motoristas, que facilita também verificar o nível do radiador. Normalmente é conferido quando você coloca gasolina no carro.
- Tampa do reservatório:
Nos veículos novos, a tampa não fica mais junto com o radiador, fica no reservatório de expansão. Ela suporta altas temperaturas e se estiverem com problemas ou mal encaixada comprometem o resfriamento do motor, é importante seguir as ordens do fabricante para fazer a troca.
- Líquido de arrefecimento (aditivo):
Essa é a substância que aumenta o ponto de ebulição e diminui o ponto de congelamento da água, ajudando assim a manter o sistema de arrefecimento em sua temperatura ideal. Ajuda também a aumentar a vida útil do restante das peças.
- Bomba d´água:
Sua função é mandar água até o motor, se ela falhar o motor pode ferver.
- Eletroventilador
Basicamente, a segunda opção caso o sistema não esteja dando conta de refrigerar o motor. É acionado quando a temperatura está muito alta, jogando ar para auxiliar no resfriamento.
- Mangueiras
As mangueiras são importantes para conduzir o líquido de arrefecimento por todo o sistema, caso rompam, seu rompimento pode causar o superaquecimento do motor. O motivo de problemas mais frequente é o ressecamento das mangueiras ou oxidação das abraçadeiras, também componentes.
- Radiador
Essa peça serve para controlar a temperatura do motor, ele resfria o líquido de arrefecimento que sai quente do motor e manda frio de volta para o motor, trocando o calor.
Agora que você entendeu bem os componentes desse sistema, vem a sua pergunta…
Com que frequência eu devo conferir a água no reservatório do meu carro?
A maior parte das fabricantes e montadoras aconselha que o nível da água seja checado, pelo menos, de 15 em 15 dias, e caso esteja abaixo do nível ideal, recomendam que seja completado para que o automóvel não sofra nenhum risco por conta do superaquecimento.
Já a troca completa do líquido, por orientação das montadoras, deve ocorrer em 30 mil quilômetros rodados ou, mais especificamente, um ano. Lembrando que não se pode apenas encher com a água da torneira de casa, pois seria extremamente prejudicial, e sim a proporção correta do líquido de arrefecimento, conhecido como aditivo de água.
E como saber a proporção ideal do líquido? Bem, normalmente essa medida é encontrada no manual do veículo. Na hora de colocar dentro do reservatório, tenha a certeza de estar colocando tudo no reservatório do radiador, pois alguns acabam confundindo com o reservatório de gasolina da partida, e a partir daí, pode dar muito errado!
O nível do reservatório está descendo com muita rapidez? Pode ter um problema aí!
É normal que o líquido desça cerca de 200 mL toda semana, principalmente quando falamos de um veículo bastante utilizado, mas caso você perceba que está descendo muito a mais do que isso, é bom ficar atento!
Se você sentir a necessidade de sempre adicionar aditivos ao seu carro, você também deve prestar atenção, pois ele está definitivamente com defeito e deve ser levado a um mecânico, por provavelmente estar contando com um vazamento.
Como eu devo realizar a troca do líquido?
Não é recomendado que esse processo seja feito em casa, isso porque quando trocado em uma oficina especializada, os profissionais também fazem a limpeza das peças do sistema e retiram todo o restante do líquido, que são passos que demandam certo conhecimento.
Busque uma oficina de confiança e profissionais capacitados para esse serviço e não coloque seu automóvel em risco!
DICA: É importante verificar o sistema de arrefecimento pelo menos uma vez por ano, para manter a segurança. Durante esta inspeção, um profissional especializado irá drenar toda a água, limpar o radiador e o restante das peças, verificar as mangueiras de borracha e manter o sistema livre de resíduos atrapalhar na refrigeração do motor.
Concluindo
Tenho certeza que depois dessas informações, você vai querer que o frentista confira o nível da água do carro, certo?!
Sempre se mantenha atento a todos os sinais que seu automóvel dá quando há algo de errado, assim, você mantém a segurança para transitar e também economiza nos gastos.
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Até mais! :)